Informações Turísticas - Sócio Cultural

Conheça um pouco mais sobre as atrações da Serra do Cipó

Esta página tem caráter ilustrativo. Para visitar os atrativos, procure um guia.

Estátua do Juquinha

Estátua do Juquinha
Localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Pedreira, em uma região conhecida como Alto Palácio, a Estátua do Juquinha foi construída num local privilegiado, de onde se tem uma interessante visão das montanhas da região. Com três metros de altura, a estátua foi construída pela artista plástica Virgínia Ferreira em homenagem ao lendário Juquinha, andarilho que percorria a região da Serra do Cipó vendendo ou trocando as suas flores e plantas colhidas por qualquer coisa que os visitantes traziam: de pequenos utensílios até um prato de comida.

Trilha dos Escravos

Trilha dos Escravos
 Acesso Médio 
A Trilha dos Escravos é um atrativo que leva ao topo da Cachoeira Véu da Noiva e sua respectiva nascente, denominada de Mãe D'água. Sua construção, como o próprio nome diz, foi feita pelos escravos para auxiliar o transporte das riquezas minerais adquiridas na Serra do Espinhaço, durante o ciclo do ouro e diamante do século XVIII. A trilha tem aproximadamente 4 metros de largura e 600 metros de comprimento. O caminho é íngreme, com pedras úmidas e cercadas por uma vegetação de cerrado, de onde se tem uma vista do Morro da Pedreira e da região de Cardeal Mota.

Fazenda Cipó Velho

Fazenda Cipó Velho
 Acesso Fácil 
Construção do século XVIII, a fazenda foi uma antiga hospedaria de tropeiros da Estrada Real, importantíssima na época do Brasil Colonial. Existe no local uma capela do ano de 1829, onde, até hoje, se celebra missas, novenas, batismos e crismas, com importante pintura no teto do renomado pintor de época Benedito Santeiro. A fazenda dispõe, ainda, do Museu Espaço Inhá Rita, com curiosidades e antiguidades da época, encontrados na própria fazenda, além do Moinho D´água em atividade, usado para moer o milho na fabricação de fubá; da pinguela sobre o Rio Cipó, antiga passagem dos tropeiros, hoje utilizada pela comunidade local para atravessar o rio e, é claro, o antigo e belo casarão e sua curiosa cozinha de 300 anos e seu sistema de serpentina, usado para aquecer a água do banho.

Venda do Zeca

Venda do Zeca
 Acesso Fácil 
Localizado no distrito de Cardeal Mota, é uma venda típica do interior de Minas, daquelas bem ao modo antigo, que existe lá desde 1910 em formato original, onde ainda se encontra coisas da roça e da região, que vai de doces como a goiabada cascão e o doce de leite, até café, alho, cebola e os tradicionais rapés e fumo de rolo vendido a metro.

Ponte da Estrada Real

Ponte da Estrada Real
 Acesso Fácil 
Ponte de pedra, construída pelos escravos, tem o formato de arco e está localizada próxima à Fazenda Cipó.

Alambique do Sr. João

Alambique do Sr. João
 Acesso Fácil 
Alambique centenário ainda em atividade, onde se fabrica, de forma artesanal, a melhor cachaça da região. A roda d´água de mais de 150 anos está em pleno funcionamento na fazenda e é usada para moer a cana de açúcar, principal matéria-prima da cachaça. A garrafa da bebida é revestida de folha de bananeira e é vendida na região.

Ponte da Usina

Ponte da Usina
Texto em produção...

Perguntas frequentes

Antes de sair de casa, berifiqe as condições do tempo, principalmente se pretende se aventurar por ambientes naturais. 
Evite visitar a Serra do CIpó em grandes grupos de pessoas para que haja uma melhor sintonia com a natureza e minimizar os impactos.
Tenha sempre a mão sacos plásticos para armazenar todo o lixo produzido durante os passeios. Retire as embalegens desnessessárias antes de iniciar seu passeio.
Faça passeios adequados a sua condição física e seus hábitos. Existem passeios que podem ser muito longos e exaustivos para quem não tem costume.
Utilize nossas instalações para descansar e curtir cada momento, em um ambiente seguro.