Informações Turísticas - Ambiental
Conheça um pouco mais sobre as atrações da Serra do Cipó
Esta página tem caráter ilustrativo. Para visitar os atrativos, procure um guia.
Parque Nacional da Serra do Cipó
O Parque Nacional da Serra do Cipó - PARNA - fica localizado no Estado de Minas Gerais, abrangendo os municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar, Itambé do Mato Dentro, Itabira, Nova União, Taquaraçu de Minas e faz divisa com Conceição do Mato Dentro. A reserva é considerada um importante santuário da flora brasileira, com destaque para as bromélias, orquídeas, sempre-vivas e canelas-de-ema, que fazem do parque um verdadeiro jardim natural. Quando o assunto é fauna, a Serra do Cipó se destaca por abrigar e proteger animais ameaçados de extinção, como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a onça-pintada. Aves, como seriema, tucano e maritaca, são observadas com facilidade. As numerosas nascentes das bacias dos rios São Francisco e Doce formam riachos e cachoeiras, acessíveis por trilhas, que podem ser percorridas a pé, de bicicleta ou a cavalo. Rapel e canoagem são esportes praticados em algumas quedas e corredeiras.
Para resguardar essa diversidade natural da Serra, foi criado em 1984 o Parque Nacional da Serra do Cipó. Atualmente administrado pelo IBAMA - Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o parque ocupa uma área de aproximadamente 330 quilômetros quadrados. Seu objetivo é a proteção da fauna e da flora da Serra do Cipó, das bacias de captação do Rio Cipó, afluente do Rio das Velhas, e a preservação das belezas cênicas da região. Como complemento para a proteção do seu ecossistema, o Governo Federal delimitou uma área de proteção ambiental - APA Morro da Pedreira, constituída por um cinturão verde de 600 quilômetros quadrados que circunda o Parque Nacional.
Canion Bandeirinhas
Formado por uma abertura existente entre a Serra da Bandeirinha e a Serra dos Confins, o Cânion das Bandeirinhas, localizado no interior do Parque Nacional da Serra do Cipó, é uma das maiores atrações da região. Seu acesso se dá por uma trilha plana com uma distância de 12 km aproximadamente, cujo percurso pode ser feito a pé, a cavalo ou de bicicleta. O Cânion tem uma extensão de 6 km, formados por dois paredões de aproximadamente 100 metros de altura e cortados pelo ribeirão Bandeirinhas, que guarda algumas quedas d'água, piscinas naturais e imensos blocos de rochas.
Travessão
O Travessão é um penhasco monumental que divide as bacias do Rio São Francisco e Rio Doce. Durante o percurso entre subidas e descidas, chega-se a mais bela vista da região: dois vales profundos entre paredões enormes, cortados por dois rios cercados pela Mata Atlântica, que nascem lado a lado e correm em direções opostas, separados apenas por um “travessão”. Pelo caminho, há afloramentos rochosos que abrigam pinturas rupestres, várias espécies de sempre-vivas, campos de samambaias de altitude, algumas nascentes, uma cachoeira e uma vista panorâmica deslumbrante.
Morro da Pedreira
Formação rochosa de pedra calcária com mais de um bilhão de anos. Local muito procurado para prática de escalada e rapel. A pedreira já foi vítima da exploração mineradora. Então, para sua proteção e do ecossistema do Parque Nacional da Serra do Cipó, o Governo Federal delimitou uma área de proteção ambiental - APA Morro da Pedreira, constituída por um cinturão verde de 600 quilômetros quadrados que circunda o Parque Nacional.
Pedra do Elefante
Acesso Fácil
A Pedra do Elefante está localizada na Serra do Cipó, próximo ao município de Cardeal Mota - Santana do Riacho - MG.
Lagoa Comprida
Acesso Difícil
A lagoa é formada por pequenas nascentes e está localizada dentro do Parque Nacional, próximo ao rio Mascates. É um atrativo turístico destinado apenas à apreciação. Sua extensão de um quilômetro de comprimento por uma largura média de 17 metros justifica o nome da lagoa, que possui até uma ilha arborizada com diversas flores. A vegetação do entorno é típica do cerrado, com paisagem complementada pela Serra da Bandeirinha e pela Cachoeira da Farofa.
Rio Cipó
Localizado entre os limites de Santana do Riacho e Jaboticatubas, o Rio Cipó tem sua origem marcada dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó, sendo formado pelo encontro do Rio Mascates com o Rio Bocaina ou Palmital. O atrativo natural é caracterizado por cachoeiras e corredeiras em função da topografia acidentada da região e sua temperatura varia entre 17 e 20 graus. É corriqueira a presença de peixes como o dourado, o bagre, o pacu, a traíra, entre outros, que habitam águas despoluídas e oxigenadas. O Rio Cipó é o único afluente do Rio das Velhas ainda não poluído.
Perguntas frequentes
Como apreciar plantas e animais na natureza da Serra do Cipó?
A Serra do Cipó possui uma enorme fauna e flora. Alguns animais podem interpretar um aproximamento como uma ameaça e atacar. Então, evite se aproximar muito de animais silvestres. Eles podem transmetir doenças e também contrairem doenças de humanos. Nunca dê alimentos aos animais. Isso pode atrapalhar o equilíbrio natural e fazer com que eles busquem mais alimentos próximos aos humanos. O que pode ser perigoso. Quanto as flores e vegetação, leve apenas fotos e vídeos como recordação. São pequenas ações que preservam este ambiente maravilhoso.