Informações Turísticas - Ambiental

Conheça um pouco mais sobre as atrações da Serra do Cipó

Esta página tem caráter ilustrativo. Para visitar os atrativos, procure um guia.

Parque Nacional da Serra do Cipó

Parque Nacional da Serra do Cipó
O Parque Nacional da Serra do Cipó - PARNA - fica localizado no Estado de Minas Gerais, abrangendo os municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar, Itambé do Mato Dentro, Itabira, Nova União, Taquaraçu de Minas e faz divisa com Conceição do Mato Dentro. A reserva é considerada um importante santuário da flora brasileira, com destaque para as bromélias, orquídeas, sempre-vivas e canelas-de-ema, que fazem do parque um verdadeiro jardim natural. Quando o assunto é fauna, a Serra do Cipó se destaca por abrigar e proteger animais ameaçados de extinção, como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a onça-pintada. Aves, como seriema, tucano e maritaca, são observadas com facilidade. As numerosas nascentes das bacias dos rios São Francisco e Doce formam riachos e cachoeiras, acessíveis por trilhas, que podem ser percorridas a pé, de bicicleta ou a cavalo. Rapel e canoagem são esportes praticados em algumas quedas e corredeiras. Para resguardar essa diversidade natural da Serra, foi criado em 1984 o Parque Nacional da Serra do Cipó. Atualmente administrado pelo IBAMA - Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o parque ocupa uma área de aproximadamente 330 quilômetros quadrados. Seu objetivo é a proteção da fauna e da flora da Serra do Cipó, das bacias de captação do Rio Cipó, afluente do Rio das Velhas, e a preservação das belezas cênicas da região. Como complemento para a proteção do seu ecossistema, o Governo Federal delimitou uma área de proteção ambiental - APA Morro da Pedreira, constituída por um cinturão verde de 600 quilômetros quadrados que circunda o Parque Nacional.

Canion Bandeirinhas

Canion Bandeirinhas
 Acesso Difícil 
Formado por uma abertura existente entre a Serra da Bandeirinha e a Serra dos Confins, o Cânion das Bandeirinhas, localizado no interior do Parque Nacional da Serra do Cipó, é uma das maiores atrações da região. Seu acesso se dá por uma trilha plana com uma distância de 12 km aproximadamente, cujo percurso pode ser feito a pé, a cavalo ou de bicicleta. O Cânion tem uma extensão de 6 km, formados por dois paredões de aproximadamente 100 metros de altura e cortados pelo ribeirão Bandeirinhas, que guarda algumas quedas d'água, piscinas naturais e imensos blocos de rochas.

Travessão

Travessão
 Acesso Difícil 
O Travessão é um penhasco monumental que divide as bacias do Rio São Francisco e Rio Doce. Durante o percurso entre subidas e descidas, chega-se a mais bela vista da região: dois vales profundos entre paredões enormes, cortados por dois rios cercados pela Mata Atlântica, que nascem lado a lado e correm em direções opostas, separados apenas por um “travessão”. Pelo caminho, há afloramentos rochosos que abrigam pinturas rupestres, várias espécies de sempre-vivas, campos de samambaias de altitude, algumas nascentes, uma cachoeira e uma vista panorâmica deslumbrante.

Morro da Pedreira

Morro da Pedreira
Formação rochosa de pedra calcária com mais de um bilhão de anos. Local muito procurado para prática de escalada e rapel. A pedreira já foi vítima da exploração mineradora. Então, para sua proteção e do ecossistema do Parque Nacional da Serra do Cipó, o Governo Federal delimitou uma área de proteção ambiental - APA Morro da Pedreira, constituída por um cinturão verde de 600 quilômetros quadrados que circunda o Parque Nacional.

Pedra do Elefante

Pedra do Elefante
 Acesso Fácil 
A Pedra do Elefante está localizada na Serra do Cipó, próximo ao município de Cardeal Mota - Santana do Riacho - MG.

Lagoa Comprida

 Lagoa Comprida
 Acesso Difícil 
A lagoa é formada por pequenas nascentes e está localizada dentro do Parque Nacional, próximo ao rio Mascates. É um atrativo turístico destinado apenas à apreciação. Sua extensão de um quilômetro de comprimento por uma largura média de 17 metros justifica o nome da lagoa, que possui até uma ilha arborizada com diversas flores. A vegetação do entorno é típica do cerrado, com paisagem complementada pela Serra da Bandeirinha e pela Cachoeira da Farofa.

Rio Cipó

Rio Cipó
Localizado entre os limites de Santana do Riacho e Jaboticatubas, o Rio Cipó tem sua origem marcada dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó, sendo formado pelo encontro do Rio Mascates com o Rio Bocaina ou Palmital. O atrativo natural é caracterizado por cachoeiras e corredeiras em função da topografia acidentada da região e sua temperatura varia entre 17 e 20 graus. É corriqueira a presença de peixes como o dourado, o bagre, o pacu, a traíra, entre outros, que habitam águas despoluídas e oxigenadas. O Rio Cipó é o único afluente do Rio das Velhas ainda não poluído.